• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

Ex-Lusa, Tom é vítima de racismo em jogo da Portuguesa Santista

in Futebol
Reading Time: 2 mins read

No último jogo entre a Portuguesa e o São José, válido pela Série A2 do Campeonato Paulista, o goleiro Tom, revelado pela Portuguesa Santista, foi vítima de racismo. Após a partida, o jovem jogador publicou um desabafo em suas redes sociais, denunciando o ocorrido e mostrando sua indignação.

O racismo é uma triste realidade no mundo do futebol, e infelizmente não é um caso isolado. Jogadores negros enfrentam preconceitos e discriminações dentro e fora dos campos, sendo muitas vezes alvos de xingamentos e atos violentos. E com Tom não foi diferente.

Após o apito final do jogo, Tom foi alvo de gritos racistas vindos da torcida do São José. O goleiro, que é negro, foi chamado de “macaco” e “preto fedido”, entre outros insultos. Além disso, alguns torcedores também jogaram objetos em direção ao jogador, tornando o ambiente ainda mais hostil.

Tom, que é conhecido por ser um jogador calmo e centrado, ficou visivelmente abalado com a situação. Em seu texto de desabafo, publicado nas redes sociais, ele desabafou sobre sua incredulidade diante do acontecido. “Nós, jogadores de futebol, somos profissionais que dedicamos nossas vidas ao esporte, independentemente da nossa cor, raça ou origem. Não merecemos ser tratados com racismo dentro do nosso próprio local de trabalho. Isso machuca e desacredita a nossa profissão”, lamentou Tom.

A atitude da torcida do São José é inadmissível e deve ser repudiada por todos. Além de ser um crime previsto por lei, o racismo é uma demonstração de ignorância e falta de empatia. No futebol, um esporte que mexe com a paixão de milhões de pessoas, não há espaço para qualquer tipo de discriminação.

Infelizmente, esse não foi o primeiro caso de racismo no futebol e, infelizmente, também não será o último. Mas é preciso que medidas sejam tomadas para combater esse tipo de comportamento. É importante que os clubes e as entidades responsáveis pelo futebol adotem medidas mais rigorosas e efetivas para combater o racismo nos estádios, como punições esportivas e multas financeiras, além de promover a educação e o respeito à diversidade.

Felizmente, o caso de Tom teve um desfecho positivo. A Portuguesa divulgou uma nota em solidariedade ao jogador e repudiando qualquer ato discriminatório. Além disso, o São José também se manifestou, condenando a atitude da sua torcida e se colocando à disposição para ajudar nas investigações. E ainda houve o apoio de outros clubes e jogadores, mostrando que a união e o respeito prevalecem no futebol.

É importante que casos como esse sejam denunciados e combatidos para que o racismo seja cada vez mais repudiado e não mais tolerado em nenhum âmbito da sociedade. O futebol, como um grande agente de transformação social, tem o poder e a responsabilidade de lutar contra essa cruel realidade e mostrar que somos todos iguais, independentemente da cor da pele.

A história de Tom serve como um alerta para que não aceitemos nenhum tipo de discriminação, e também deve ser um exemplo de superação e força. O jovem goleiro, que atuou na base da Portuguesa e agora busca seu espaço no profissional, mostrou que é possível enfrentar o racismo e seguir em frente, com determinação e resiliência.

Que o caso de Tom seja mais um passo rumo à conscientização e ao combate ao racismo no futebol e na sociedade como um todo

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

Últimas da Portuguesa: ingressos à venda, estreia da Lusa na Copa do Brasil e mais

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Mau tempo: Proteção Civil registou 145 ocorrências até às 18h00

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Notícias recentes

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Fevereiro 16, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version