Você sabia que alguns artistas já ganharam o prestigiado Oscar por interpretarem personagens complexos? Isso mesmo, esses atores e atrizes conseguiram conquistar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com performances incríveis e emocionantes. Muitas vezes, esses personagens exigem muito mais do que apenas atuação, eles exigem uma profunda imersão e transformação do artista. Vamos conhecer alguns desses talentosos artistas e seus personagens premiados.
Um dos primeiros exemplos que vem à mente é o ator Daniel Day-Lewis, que ganhou três Oscars de Melhor Ator por suas performances em “Meu Pé Esquerdo” (1989), “Sangue Negro” (2007) e “Lincoln” (2012). Em todos esses filmes, Day-Lewis interpretou personagens extremamente complexos e desafiadores. Em “Meu Pé Esquerdo”, ele deu vida a Christy Brown, um escritor e pintor irlandês que nasceu com paralisia cerebral. Para se preparar para o papel, Day-Lewis passou meses em uma cadeira de rodas e aprendeu a escrever e pintar com o pé esquerdo, assim como Brown. Sua dedicação e entrega foram tão impressionantes que ele ganhou seu primeiro Oscar.
Em “Sangue Negro”, Day-Lewis interpretou Daniel Plainview, um ambicioso e manipulador magnata do petróleo. Para esse papel, ele se isolou do mundo e passou meses aprendendo a perfurar poços de petróleo e a falar com um sotaque específico. Sua atuação foi tão intensa e imersiva que ele ganhou seu segundo Oscar.
Já em “Lincoln”, Day-Lewis interpretou o icônico presidente americano Abraham Lincoln. Para esse papel, ele estudou a vida e os discursos de Lincoln, além de ter passado meses aprendendo a falar com o sotaque e a entonação característicos do presidente. Sua atuação foi tão impressionante que ele ganhou seu terceiro Oscar, tornando-se o primeiro ator a ganhar três estatuetas de Melhor Ator.
Outro exemplo de ator que ganhou o Oscar por interpretar um personagem complexo é Eddie Redmayne. Em 2015, ele ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação em “A Teoria de Tudo”, no qual interpretou o físico Stephen Hawking. Redmayne passou meses estudando a vida de Hawking e sua doença, a esclerose lateral amiotrófica, além de ter aprendido a controlar seus músculos faciais para simular os efeitos da doença. Sua atuação foi tão impressionante que ele ganhou o Oscar e foi elogiado pelo próprio Hawking.
Outro exemplo é a atriz Charlize Theron, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2004 por sua atuação em “Monster – Desejo Assassino”. Nesse filme, Theron interpretou Aileen Wuornos, uma prostituta e serial killer americana. Para se preparar para o papel, ela ganhou peso, usou próteses dentárias e passou horas na maquiagem para se transformar na personagem. Sua atuação foi tão intensa e realista que ela ganhou o Oscar e foi elogiada pela própria Wuornos.
Esses são apenas alguns exemplos de artistas que ganharam o Oscar por interpretarem personagens complexos. Outros atores e atrizes que também merecem destaque são Meryl Streep, que ganhou o Oscar por interpretar a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em “A Dama de Ferro”; Leonardo DiCaprio, que ganhou o Oscar por interpretar o explorador Hugh Glass em “O Regresso”; e Marion Cotillard, que ganhou o Oscar por interpretar a cantora francesa Edith Piaf em “Piaf – Um Hino ao Amor”.
Esses artistas
