O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (14) que o Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar de uma pneumonia bilateral. Segundo o boletim médico divulgado pela Santa Sé, o Pontífice apresentou sintomas de cansaço e problemas respiratórios nos últimos dias, o que levou à realização de exames que detectaram a doença.
Apesar do susto, a expectativa é que o Papa se recupere completamente e volte em breve às suas atividades normais. O porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, afirmou que “a hospitalização do Papa é uma medida precautória recomendada pelo seu médico” e que “a decisão foi tomada para permitir que o Pontífice receba o tratamento adequado e se recupere completamente”.
Aos 84 anos, Francisco tem uma rotina intensa e exige muito de si mesmo em suas viagens e eventos oficiais. Durante sua visita ao Iraque, que aconteceu na última semana, o Papa caminhou por longos períodos e enfrentou variações de temperatura, o que pode ter contribuído para o enfraquecimento de seu sistema imunológico e consequente contrair a pneumonia.
No entanto, o Pontífice demonstrou estar em boas condições de saúde no último domingo (7), quando celebrou uma missa para milhares de fiéis em uma praça ao ar livre em Erbil, no Iraque. Apesar de ter utilizado uma máscara durante todo o evento, como medida de precaução devido à pandemia, o Papa sorriu e acenou para a multidão, mostrando sua vitalidade característica.
Mesmo com a internação, Francisco conseguiu manter sua agenda lotada de compromissos. Neste sábado (15), o líder da Igreja Católica realizou uma reunião por videoconferência com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. O Papa também deve participar de um evento online com jovens economistas na próxima semana.
A expectativa é que uma atualização sobre o estado de saúde do Papa seja feita ainda hoje (15) pela Santa Sé. Porém, de acordo com a equipe médica responsável pelo tratamento do Pontífice, o quadro é estável e não há motivos para preocupação.
A hospitalização do Papa Francisco gerou uma onda de apoio e orações em todo o mundo. Fiéis e líderes religiosos manifestaram seu carinho e desejaram uma pronta recuperação ao líder espiritual de milhões de pessoas.
O Papa é conhecido por sua humildade, simplicidade e proximidade com as pessoas, o que conquistou a admiração e respeito de muitos, inclusive de outras religiões. Sua mensagem de amor, paz e solidariedade tem sido uma fonte de esperança em tempos difíceis, como a pandemia da COVID-19 que assola o mundo.
Com sua força e fé, o Papa Francisco certamente superará mais esse desafio e retornará com ainda mais vigor para guiar a Igreja Católica e inspirar pessoas de todas as crenças. Seu exemplo de bondade e compaixão é um verdadeiro exemplo a ser seguido, e sua hospitalização é mais uma oportunidade para demonstrarmos nossa gratidão e carinho pelo líder que temos a honra de ter. Vamos continuar em oração por sua pronta recuperação e pelo fortalecimento de sua saúde.
