• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

in Infraestructura
Reading Time: 2 mins read

A decisão do Banco Central de manter a Taxa Selic em 15% ao ano tem gerado críticas por parte do setor produtivo. Apesar de ser uma medida esperada pelo mercado, entidades empresariais e sindicais veem nessa postura um obstáculo para o crescimento econômico em um cenário de inflação em queda, desaceleração da economia e perda de fôlego do mercado de trabalho.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiu uma nota em que avalia que o Banco Central ignorou “evidências robustas” de que a economia já permitiria iniciar um ciclo de redução da Selic. O presidente da entidade, Ricardo Alban, afirmou que a manutenção dos juros é “excessiva e prejudicial”, intensificando a perda de ritmo da atividade, encarecendo o crédito e inibindo investimentos. Para ele, há espaço para um ajuste gradual sem comprometer a convergência da inflação para a meta.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) também recebeu com preocupação a manutenção dos juros em níveis altos. Em comunicado, o presidente da CBIC, Renato Correia, afirmou que a continuidade do crescimento do setor em 2026 depende da queda dos juros o mais rápido possível.

O setor do comércio também se mostrou insatisfeito com a decisão do Banco Central. O economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Felipe Queiroz, considerou que a política adotada pelo BC está desconectada da conjuntura nacional e internacional. Ele lembrou que países como os Estados Unidos já iniciaram cortes nos juros, enquanto o Brasil mantém uma das maiores taxas reais do mundo. Segundo Queiroz, essa postura prejudica investimentos, consumo e agrava entraves estruturais, além de dificultar a condução da política fiscal.

Por outro lado, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) adotou um tom mais moderado em relação à decisão do Banco Central. Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, a manutenção dos juros era esperada e reflete um ambiente ainda delicado. Ele ressaltou que a inflação e as expectativas continuam acima da meta, e que o contexto inclui expansão fiscal, resiliência do mercado de trabalho e incertezas internacionais. Gamboa afirmou que o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) será decisivo para entender a sinalização dos próximos passos.

As centrais sindicais também se manifestaram sobre a decisão do Banco Central. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) classificou a manutenção da Selic em 15% ao ano como um “descumprimento das necessidades da população e do setor produtivo”. A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, afirmou que os juros elevados desviam recursos do investimento produtivo para o “rentismo”. Economistas ligados à central alegam que a inflação está controlada e que o aperto monetário já provoca queda no consumo, desaceleração do PIB e perda de dinamismo no mercado de trabalho.

A Força Sindical foi ainda mais contundente em suas críticas, classificando a decisão do Copom como uma “vergonha nacional”. Para o presidente da entidade, Miguel Torres, o Banco Central favorece especuladores e estrangula a economia ao insistir em juros elevados. Ele afirma que a política atual prejudica campanhas salariais, limita o consumo e impõe obstáculos ao desenvolvimento. “Estamos vivendo a era dos juros extorsivos”,

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Fevereiro 17, 2026

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Restabelecida circulação na A1 no Carregado após acidente que fez um morto

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Notícias recentes

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Fevereiro 17, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version