• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

Portugueses estão a ir menos ao médico

in Interessante saber
Reading Time: 3 mins read

Dados do Estudo Nacional de Saúde – Estado de Saúde Geral da População Portuguesa

A saúde é um dos bens mais preciosos que temos e, por isso, é importante cuidarmos dela da melhor forma possível. No entanto, nem sempre é fácil ter acesso aos cuidados de saúde necessários. De acordo com o Estudo Nacional de Saúde, realizado em Portugal, 27,6% dos inquiridos afirmaram que não vão tantas vezes ao médico devido a dificuldades de acesso. Mas será que isso é motivo para nos descuidarmos da nossa saúde? Vamos analisar mais de perto esses dados e entender como podemos melhorar a nossa situação.

O Estudo Nacional de Saúde é uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que tem como objetivo avaliar o estado de saúde da população portuguesa. A última edição do estudo foi realizada em 2019 e contou com a participação de mais de 25 mil pessoas, de todas as regiões do país.

De acordo com os dados recolhidos, 27,6% dos inquiridos afirmaram que não vão tantas vezes ao médico como gostariam devido a dificuldades de acesso. Isso significa que mais de um quarto da população portuguesa não tem acesso fácil aos cuidados de saúde. Mas quais são essas dificuldades de acesso? Segundo o estudo, as principais razões apontadas foram a falta de tempo, a distância até ao médico e a dificuldade em marcar consultas.

A falta de tempo é um problema comum nos dias de hoje, em que a maioria das pessoas tem uma rotina agitada e cheia de compromissos. No entanto, é importante lembrar que a nossa saúde deve ser sempre uma prioridade e que devemos encontrar tempo para cuidar dela. Além disso, existem alternativas que podem facilitar o acesso aos cuidados de saúde, como a telemedicina, que permite a realização de consultas e exames à distância.

A distância até ao médico é outro fator que dificulta o acesso aos cuidados de saúde. Em Portugal, ainda existem muitas zonas do interior do país que não têm um número suficiente de médicos e hospitais. Isso faz com que as pessoas tenham que percorrer longas distâncias para ter acesso aos cuidados de saúde, o que pode ser um obstáculo para muitos. No entanto, é importante lembrar que existem unidades de saúde móveis e outras iniciativas que visam levar os cuidados de saúde às zonas mais remotas do país.

A dificuldade em marcar consultas também é uma realidade para muitos portugueses. Muitas vezes, é necessário esperar semanas ou até meses para conseguir uma consulta com um médico especialista. Isso pode ser frustrante e desmotivador, mas é importante lembrar que existem medidas que podem ser tomadas para melhorar essa situação. Por exemplo, a implementação de sistemas de marcação de consultas online ou a contratação de mais profissionais de saúde podem ajudar a reduzir o tempo de espera.

Apesar dessas dificuldades de acesso, é importante destacar que a maioria dos inquiridos (72,4%) afirmou que vai ao médico sempre que necessário. Isso mostra que a população portuguesa tem consciência da importância de cuidar da saúde e que, apesar dos obstáculos, procura sempre os cuidados necessários. Além disso, o estudo também revelou que a maioria dos portugueses (85,5%) considera a sua saúde como boa ou muito boa, o que é um indicador positivo.

No entanto, é importante lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio. Em vez de esperarmos ficar doentes para procurarmos ajuda médica, devemos adotar

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

Últimas da Portuguesa: ingressos à venda, estreia da Lusa na Copa do Brasil e mais

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Mau tempo: Proteção Civil registou 145 ocorrências até às 18h00

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Notícias recentes

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Fevereiro 16, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version