Mobilização envolve doações de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea em hospital de São Paulo
No último sábado, dia 20 de março, o Hospital São Lucas, localizado na cidade de São Paulo, vivenciou uma verdadeira mobilização de solidariedade e amor ao próximo. O motivo? Uma campanha de doação de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea organizada pelo grupo da torcida organizada da Lusa, time de futebol da região.
A iniciativa surgiu a partir do caso de uma criança de apenas 6 anos, paciente do hospital e que está passando por um tratamento de saúde delicado. Ao saber da situação, a torcida se mobilizou para ajudar, convocando a todos os seus membros e também a comunidade local para doar sangue e plaquetas, e se cadastrar como doadores de medula óssea.
A campanha foi um verdadeiro sucesso, superando todas as expectativas. Dezenas de pessoas compareceram ao hospital durante todo o dia, dispostas a ajudar. Segundo a coordenação da ação, foram coletadas cerca de 80 bolsas de sangue e 20 cadastros de doadores de medula óssea, além de diversas doações de plaquetas.
A equipe médica do Hospital São Lucas ficou surpresa e muito agradecida com a grande mobilização da comunidade. De acordo com o Dr. Rodrigo Silva, cirurgião do hospital, a doação de sangue e plaquetas é fundamental para a recuperação de pacientes em tratamento, pois muitas vezes são necessárias transfusões para repor o sangue perdido durante procedimentos médicos.
Já o cadastro de doadores de medula óssea é de extrema importância para ajudar pacientes com doenças graves, como leucemia, a encontrarem um doador compatível e terem a chance de cura. Segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), cerca de 70% dos pacientes que necessitam de transplante de medula não possuem um doador compatível na família. Por isso, é fundamental que mais pessoas se cadastrem como doadores e estejam dispostas a ajudar.
A mobilização da torcida da Lusa também contou com o apoio de outros grupos e instituições, que se uniram em prol de uma causa nobre. A Cruz Vermelha, por exemplo, esteve presente no evento com uma equipe para realizar as coletas de sangue e plaquetas. Já o Instituto Brasileiro de Transplantes de Medula Óssea (IBTMO) foi responsável pelos cadastros de doadores de medula.
Além das doações, a campanha também teve um cunho educativo, visando conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Muitos mitos e preconceitos ainda cercam esse assunto, e é fundamental que a população esteja bem informada sobre o processo de doação e os benefícios que ela traz para a saúde de muitas pessoas.
A ação realizada pela torcida da Lusa é um exemplo de como a mobilização pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Com um gesto simples, como a doação de sangue, plaquetas ou o cadastro como doador de medula óssea, é possível salvar vidas e trazer esperança para aqueles que estão enfrentando dificuldades de saúde.
Por isso, é importante que a sociedade se una cada vez mais em ações como essa, promovendo a solidariedade e o amor ao próximo. E se você não teve a oportunidade de participar desta campanha, não se preocupe. O Hospital São Lucas realiza constantemente campanhas de doação de sangue e medula óssea, e qualquer pessoa pode se voluntariar e fazer a diferença na vida

