O técnico Guto Ferreira, atualmente no comando do Ceará, relembrou em entrevista coletiva o seu início conturbado no Paulistão e explicou a sua decisão de deixar a Portuguesa em 2014 após o famoso “Caso Heverton”. O treinador, que teve uma passagem marcante pelo clube, contou como superou as dificuldades e como vê essa situação no presente.
Em 2013, Guto Ferreira assumiu o comando da Lusa em meio ao Campeonato Brasileiro da Série A, substituindo o técnico Edson Pimenta, demitido após uma sequência de resultados negativos. O treinador chegou com a missão de salvar a Portuguesa do rebaixamento, mas enfrentou muitos obstáculos desde o início.
“Quando cheguei à Portuguesa, o ambiente não era dos melhores. Havia uma crise interna, pressão da torcida e resultados ruins. Foi um começo bastante complicado, mas sabia da responsabilidade e confiei na qualidade do nosso elenco”, relembrou Guto.
Com uma série de mudanças no time titular e uma filosofia de jogo diferente, o treinador conseguiu dar uma nova cara à Portuguesa e, contra todas as expectativas, conseguiu manter o clube na elite do futebol brasileiro. Porém, as dificuldades não pararam por aí.
No início de 2014, a Portuguesa foi envolvida em um dos maiores escândalos do futebol brasileiro, o “Caso Heverton”. Por uma irregularidade na escalação do jogador Heverton, a Lusa acabou perdendo pontos e sendo rebaixada para a Série B, mesmo após ter conquistado a permanência em campo.
“Foi uma situação muito difícil de ser aceita. Sabíamos que tínhamos feito o nosso trabalho dentro de campo, mas fomos prejudicados por uma falha burocrática. A diretoria tentou diversas vezes reverter a decisão, mas infelizmente não foi possível”, explicou Guto.
Diante de todo esse cenário, o treinador tomou uma difícil decisão e deixou o comando da Portuguesa. “Foi um momento muito doloroso para mim. Eu tinha um carinho enorme pelo clube e pela torcida, mas achei que era o melhor para todos. Não queria ser um peso para a Portuguesa em um momento tão delicado”, disse.
Mesmo após a saída conturbada, Guto Ferreira guarda excelentes lembranças da sua passagem pela Portuguesa. “Foi uma experiência incrível. Tínhamos um grupo muito unido e determinado, conseguimos superar inúmeras dificuldades e alcançar nossos objetivos. Tenho muito orgulho de ter feito parte da história da Lusa”, afirmou o técnico.
Atualmente no Ceará, Guto está em uma nova fase da sua carreira, mas não esquece dos aprendizados que teve no clube paulista. “Quando as coisas começam a dar certo, é muito fácil, mas é nos momentos difíceis que a gente mostra a nossa força. Foi isso que eu aprendi na Portuguesa, a nunca desistir e sempre acreditar que é possível”, ressaltou.
Por fim, Guto Ferreira deixou uma mensagem positiva para os torcedores da Portuguesa. “Às vezes, a vida nos reserva situações complicadas, mas temos que ter fé e continuar lutando. Tenho certeza que a Lusa vai superar esse momento e voltará a brilhar em campo. Continuem apoiando e acreditando, pois o amor e a paixão pelo clube são maiores do que qualquer dificuldade”, finalizou o treinador.
Com essa entrevista, Guto Ferreira mostrou que é possível superar os desafios
