• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Domingo, Fevereiro 15, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

O que se sabe sobre venda do TikTok para Oracle, nos EUA

in Infraestructura
Reading Time: 2 mins read

A consolidação da venda da empresa que controla a plataforma TikTok nos Estados Unidos, um dos maiores negócios da empresa unicórnio chinesa ByteDance, deve se consolidar nesta quinta-feira (22). A operação foi realizada sob forte pressão do governo dos Estados Unidos e remete ao primeiro mandato de Trump, sendo um dos temas recorrentes em sua segunda campanha à Casa Branca. O governo chinês se posicionou assumindo o negócio como uma forma de manter as boas relações comerciais.

Notícias relacionadas:TikTok lança nova estratégia de verificação de fatos nos EUA.Na prática, o poder de decisão e o controle de dados sai da mão dos chineses – que ainda terão 20% de participação – e passa para empresas alinhadas com o governo Trump e aliados, como o fundo MGX, da família real dos Emirados Árabes Unidos, e a Oracle, empresa dos Estados Unidos que gerenciará o armazenamento de dados.

A transação é estimada em US$ 14 bilhões, segundo o vice-presidente estadunidense, James Vance. O TikTok é a quarta maior plataforma dos Estados Unidos, com cerca de 170 milhões de usuários.

“Tem um paradoxo aí porque os Estados Unidos, com esse movimento de neoliberalismo econômico, usa ao mesmo tempo a justificativa da segurança nacional para poder controlar os dados de sua população. Afeta, ao mesmo tempo, o livre mercado e também a liberdade de expressão, que muitas vezes foi questionada pois houve a ameaça de fechar a plataforma”, avaliou Andressa Michelotti, especialista em regulação e desinformação.

Segundo Andressa, que também é pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Utrecht, o jogo de poder não está apenas no controle dos dados.

O nome à frente da participação da Oracle no negócio é Larry Ellison, que tem sido chamado de brolygarch, ou seja, grandes empresários alinhados aos interesses e parceiros de governantes. Trump tem se cercado de alguns deles, como o ex-presidente da Meta, Mark Zuckerberg, e o aliado durante o começo de governo e dono da SpaceX, Elon Musk.

A aquisição forçada ignorou os apelos da ByteDance de que a empresa operava com transparência e independência do governo chinês, que tem participação menor, enquanto 60% do capital está aberto a fundos internacionais, como Blackrock, General Atlantic e Susquehanna.

Outros 20% do capital da TikTok estão pulverizados entre seus empregados, inclusive os 7 mil empregados estadunidenses. Os 20% restantes são de propriedade dos fundadores, do qual o único conhecido é Zhang Yiming.

Apesar da empresa negar controle estatal, o governo de Pequim se manifestou sobre a chamada Guerra do TikTok:

“O governo chinês espera que as partes relevantes possam chegar a uma solução em relação ao TikTok que esteja em conformidade com as leis e regulamentos chineses e alcance um equilíbrio de interesses”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio, He Yongqian, em dezembro, quando a negociação foi anunciada.

Servidores e aplicativo diferentes

Entre as informações, algumas vezes desencontradas, que circulam na mídia especializada dos Estados Unidos, está a de que a mudança não seria apenas de servidores mas do próprio aplicativo, com impactos desconhecidos em relação à estrutura da plataforma, sua aparência e funcionalidades. Assim como na aquisição do Twitter por Musk, e sua mudança para X, há uma série de incertezas e possibilidades.

“Como é que esse TikTok se desmembra, nos Estados Unidos? Daí vem uma nacionalização, da qual fica uma plataforma

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

Últimas da Portuguesa: ingressos à venda, estreia da Lusa na Copa do Brasil e mais

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Notícias recentes

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version