• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

in Infraestructura
Reading Time: 2 mins read

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, mas é uma realidade para milhares de brasileiros que decidem apostar em seus sonhos e abrir o próprio negócio. E para facilitar a vida desses empreendedores, existe o Simples Nacional, um regime tributário simplificado destinado a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Com o objetivo de desburocratizar e simplificar o pagamento de tributos, o Simples Nacional é uma opção atrativa para aqueles que buscam empreender de forma mais eficiente e econômica. E para aqueles que desejam aderir ou regressar ao regime, o prazo final é até o dia 31 de janeiro. Isso significa que tanto empresas que nunca optaram pelo Simples quanto aquelas que foram excluídas e desejam retornar, devem realizar o pedido até essa data.

Para optar pelo Simples Nacional, a empresa precisa possuir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e, quando exigível, inscrição estadual. O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, através do Portal do Simples Nacional, com acesso por certificado digital ou código de acesso.

É importante destacar que o processo de adesão ao Simples Nacional é bastante simplificado e acontece de forma automática. Após o pedido, o sistema realiza uma verificação automática de pendências com a Receita Federal, os estados e os municípios. Caso não haja irregularidades, a opção é aprovada. No entanto, se existirem débitos ou inconsistências, o pedido fica em análise até a regularização. O acompanhamento do processo pode ser feito diretamente no portal e o resultado dos pedidos está previsto para a segunda quinzena de fevereiro.

É importante ressaltar que empresas que já estão no Simples e não foram excluídas permanecem automaticamente no regime, sem necessidade de novo pedido. Já para aquelas que foram excluídas por algum motivo, é necessário realizar a regularização de todas as pendências até o dia 31 de janeiro e fazer um novo pedido de adesão. A Receita Federal permite a regularização por meio de pagamento à vista, parcelamentos ou transações. Se o pedido for aprovado, o retorno ao regime tem efeito retroativo a 1º de janeiro.

É importante destacar que quem perder o prazo só poderá pedir nova adesão ao Simples Nacional em janeiro de 2027. Nesse período, a empresa passará a ser tributada por outro regime, como Lucro Presumido ou Lucro Real. Por isso, é fundamental que os empreendedores fiquem atentos ao prazo e realizem a regularização o mais rápido possível.

Outro ponto importante a ser destacado é a situação dos MEI (Microempreendedor Individual) que foram excluídos do Simples Nacional e desenquadrados do Simei (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional). Esses microempreendedores também têm até o dia 31 de janeiro para regularizar suas pendências e pedir o retorno ao regime simplificado. O primeiro passo é verificar a situação do CNPJ no Portal do Simples Nacional. Em seguida, é necessário quitar ou parcelar os débitos no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), com acesso através do Gov.br.

Após regularizar os débitos, o MEI deve solicitar a opção pelo Simples Nacional e, posteriormente, o reenquadramento no Simei. É importante lembrar que os pedidos são analisados de forma sequencial e que o enquadramento como MEI depende da aprovação prévia no Simples Nacional.

Diante disso, é fundamental que os empreendedores acompanhem diariamente o status do seu pedido, pois event

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Fevereiro 17, 2026

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Restabelecida circulação na A1 no Carregado após acidente que fez um morto

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Notícias recentes

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Fevereiro 17, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version