• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

in Infraestructura
Reading Time: 2 mins read

Em meio a um cenário de incertezas e instabilidades econômicas, o Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, manter a Taxa Selic em 15% ao ano. Apesar do recuo da inflação e do dólar, essa é a quinta reunião consecutiva em que os juros básicos da economia permanecem no maior nível desde 2006. Mas, apesar dessa decisão, o Copom já sinalizou que poderá iniciar a redução dos juros na próxima reunião, em março, caso a inflação continue sob controle e não haja surpresas no cenário econômico.

A manutenção da Taxa Selic em 15% ao ano era esperada pelo mercado financeiro e, de acordo com o Copom, essa medida é necessária para assegurar a convergência da inflação à meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. No entanto, o comitê reforça que está atento às condições econômicas e que, se o cenário esperado se confirmar, iniciará a flexibilização da política monetária na próxima reunião.

É importante ressaltar que essa decisão foi tomada com o Copom desfalcado, já que os diretores de Organização do Sistema Financeiro e de Política Econômica tiveram seus mandatos expirados no final de 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só encaminhará as indicações dos substitutos em fevereiro, quando o Congresso Nacional retornar do recesso.

Desde setembro de 2024, a Taxa Selic começou a ser elevada gradualmente, chegando a 15% ao ano em junho de 2025. E, apesar do aumento dos juros, a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano em 4,26%, o menor nível desde 2018. Com esse resultado, o indicador voltou a ficar dentro do teto da meta contínua de inflação, que é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Vale ressaltar que, desde janeiro de 2026, a meta de inflação passou a ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Isso significa que, a cada mês, é feita uma verificação se a inflação está dentro do intervalo de tolerância estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional. E, no último Relatório de Política Monetária divulgado pelo Banco Central, a autoridade monetária diminuiu para 3,5% a previsão do IPCA para 2026, mas essa estimativa será revista devido ao comportamento do dólar e da inflação.

Enquanto isso, as previsões do mercado estão um pouco menos otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4%, levemente acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,05%.

É importante destacar que o aumento da Taxa Selic tem como principal objetivo conter a inflação. Isso acontece porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Política Monetária, o Banco Central aumentou de 1,5% para 1,6% a projeção de crescimento para a economia em 2026. Já o mercado projeta uma expansão um pouco maior, de 1,8% do PIB.

A Taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Fevereiro 17, 2026

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Restabelecida circulação na A1 no Carregado após acidente que fez um morto

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Notícias recentes

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Fevereiro 17, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version