• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

Haddad pede cooperação na segurança com RJ após decisão do STJ

in Infraestructura
Reading Time: 2 mins read

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um importante pronunciamento nesta quarta-feira (29) sobre a necessidade de uma ação conjunta entre as procuradorias federal e do Rio de Janeiro para combater fraudes fiscais e o financiamento do crime organizado no setor de combustíveis. A declaração veio após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar a manutenção do fechamento da Refinaria de Manguinhos (Refit), suspeita de envolvimento em irregularidades bilionárias e vínculos com facções criminosas.

A liminar assinada pelo ministro Herman Benjamin, do STJ, suspendeu outra liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que havia autorizado a retomada das atividades da refinaria. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que apontou risco de “grave lesão à economia e à ordem pública” caso a Refit voltasse a operar.

Essa medida é extremamente importante para o combate ao crime organizado e para a proteção da economia do país. O próprio ministro Haddad destacou a necessidade de uma ação conjunta entre as procuradorias federal e estadual para asfixiar financeiramente o crime organizado, reduzindo sua capacidade de financiar armas e cooptar jovens nas comunidades. É fundamental que o Estado atue em conjunto para combater essa prática criminosa que tanto prejudica nossa sociedade.

Uma das principais preocupações do governo do Rio de Janeiro era a possível queda na arrecadação do estado com o fechamento da Refit. No entanto, o ministro Haddad ressaltou que a melhor forma de manter as receitas do Rio de Janeiro é a retomada das atividades turísticas e dos investimentos, prejudicados pela operação policial que deixou mais de 120 mortos no estado. É preciso agir de forma estratégica e eficaz para manter a economia em funcionamento e combater o crime ao mesmo tempo.

A cooperação institucional é fundamental nesse processo. O ministro informou que a procuradora da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi, será enviada ao Rio de Janeiro para dialogar com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ) e explicar os motivos da interdição. É importante que haja diálogo e entendimento entre as instituições para que a ação seja efetiva e traga resultados positivos.

Além disso, o combate às organizações criminosas não pode ser tratado como uma disputa eleitoral. É preciso deixar de lado interesses políticos e agir em conjunto pelo bem da sociedade. O próprio governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, havia criticado o governo federal por supostamente negar o envio de blindados ao estado para ações contra o tráfico. No entanto, o ministro Haddad deixou claro que essa não é uma questão de palanque eleitoral, mas sim uma disputa do Estado brasileiro contra o crime.

A Refinaria de Manguinhos foi interditada em setembro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), após irregularidades identificadas na Operação Cadeia de Carbono, conduzida pela Receita Federal. Essa investigação é um desdobramento da Operação Carbono Oculto, que apura a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no mercado de combustíveis.

Segundo a Receita Federal, a Refit seria uma “sonegadora contumaz”, deixando de recolher mais de 80% dos tributos federais e estaduais entre 2022 e 2024. Além disso, a empresa é acusada de falsificar declarações fiscais, informando transportar maté

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Fevereiro 17, 2026

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Restabelecida circulação na A1 no Carregado após acidente que fez um morto

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Notícias recentes

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Fevereiro 17, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version