• Privacy Policy
  • Contacto
  • Copyright
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Diario Publico 365
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal
No Result
View All Result
Diario Publico 365
No Result
View All Result

Gestão do seguro-defeso passa oficialmente ao Ministério do Trabalho

in Infraestructura
Reading Time: 2 mins read

Na última quarta-feira (4), o governo federal oficializou a transferência da gestão do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Ministério do Trabalho e Emprego. Essa mudança chega para trazer mais eficiência e transparência no processo de concessão do benefício, que é essencial para garantir a renda dos pescadores durante o período de defeso.

O Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal é um benefício equivalente a um salário-mínimo mensal, atualmente em R$ 1.518, concedido aos pescadores artesanais durante o defeso. Esse período, regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), proíbe a pesca de determinadas espécies aquáticas para garantir a reprodução desses animais. Durante esse tempo, muitos pescadores ficam impossibilitados de exercer sua atividade e, por isso, precisam deste benefício para garantir seu sustento.

Com a transferência da gestão do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal para o Ministério do Trabalho, a expectativa é de que o processo de concessão seja agilizado e que haja uma melhor fiscalização para evitar possíveis fraudes. A medida também vai permitir que o Ministério tenha maior controle sobre os recursos destinados para o pagamento do benefício, garantindo que sejam utilizados de forma responsável e que não ultrapassem o limite estabelecido pelo governo federal.

A Medida Provisória nº 1.323, que oficializa a transferência, foi assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Luiz Marinho. Além disso, a lei também estabelece a correção do valor gasto no ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a partir de 2026. Isso garante que o benefício tenha um valor justo e que seja mantido de acordo com as condições econômicas do país.

Para evitar possíveis irregularidades, o novo texto reforça os critérios de habilitação para o benefício. Agora, somente os pescadores que comprovarem que residem em cidades abrangidas ou limítrofes às áreas do defeso terão direito ao Seguro-Desemprego. Além disso, o requerente também precisará apresentar cópias de notas fiscais do pescado vendido nos últimos seis meses antes do defeso, além de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Social (CadÚnico) e possuir registro biométrico.

Outra novidade é que, a partir de agora, os pescadores e pescadoras artesanais poderão solicitar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Emprega Brasil. Esses canais também permitem que o requerente acompanhe o andamento da habilitação, consulte pagamentos e registre pedidos de revisão, trazendo mais comodidade e agilidade para os pescadores.

Diante desse cenário, fica evidente que a transferência da gestão do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal para o Ministério do Trabalho e Emprego traz benefícios para todos os envolvidos. O governo passa a ter maior controle sobre os recursos, evitando possíveis desvios e garantindo que o benefício seja pago de forma justa. Os pescadores, por sua vez, têm a garantia de que receberão o auxílio durante o defeso e contarão com uma plataforma mais moderna e acessível para solicitar e acompanhar o benefício.

O Brasil é um país com grande potencial pesqueiro e a pesca artesanal é uma atividade fundamental para a economia e a cultura de muit

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Fevereiro 17, 2026

Portuguesa fecha preparação em São Paulo e viaja para partida contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026

FPF define arbitragem para Mirassol x Portuguesa

Fevereiro 14, 2026

Lusa leva vantagem no histórico contra o Mirassol

Fevereiro 14, 2026
Diario Publico 365

Privacy Policy / Privacy Policy / Contacto

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Restabelecida circulação na A1 no Carregado após acidente que fez um morto

AO VIVO: Assista ao NETLUSA Debate com tudo sobre a vitória da Portuguesa

Notícias recentes

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

Fevereiro 17, 2026
No Result
View All Result
  • Notícias mundiais
  • Companhias
  • Futebol
  • Infraestructura
  • Interessante saber
  • Principal

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Go to mobile version